desktop_noticias_topo

Exportações de carne bovina tem menor volume desde 2019

As exportações somaram 160,80 mil toneladas no mês de julho deste ano.

Uma redução de 16,57% o comparativo com o mês anterior e 3,88% mais baixo em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compilados e publicados pelo compilados pelo Cepea, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP.

O recuo diminuiu o otimismo estabelecido com o aumento da demanda externa no primeiro semestre do ano, pois os embarques nunca havia sido tão baixos, desde julho de 2019. A queda da demanda, com o consequente aumento da oferta no mercado interno também é considerado um dos motivos para a leve queda no preço da carne bovina ao consumidor brasileiro.

Algo que pode ser considerado positivo do ponto de vista político, porém um sinal de alerta para a economia, que pode gerar desemprego e até queda nos lucros e na arrecadação de impostos a curto e médio prazos.

Pesquisadores do Cepea ressaltam que esse cenário foi observado mesmo diante da queda nos preços pagos pela proteína nacional – em julho, o valor médio da carne exportada (US$ 4.740,31) foi o menor desde março de 2021 e ficou 6,21% abaixo do de junho/23 e expressivos 27,62% inferior ao de julho do último ano.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Cepea

Mostrar comentários