desktop_noticias_topo

MST invade propriedade da Embrapa pela 2ª vez

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) está apertando o cerco para que o Governo Lula (PT) efetue, o mais rápido possível, a conhecida Reforma Agrária.

Em poucos dias e, mesmo com a Câmara dos Deputados ainda em Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta sobre a atuação do grupo, integrantes do MST invadiram a terceira fazenda em curto espaço de tempo.

Nesta segunda-feira (31), o movimento ocupou a estrutura do Semiárido Show, da Embrapa, em Petrolina, Pernambuco, pela segunda vez. Em abril deste ano, eles já haviam invadido a área e alegam que o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a empresa brasileira "descumpriram acordo" feito anteriormente.

O MST disse que só desocupou a área com a promessa de que parte dela - 2 mi hectares - fossem destinados à reforma agrária. Fora isso, eles exigem que o Governo Federal entregue propriedades da Codevasf, Chesf e Dnocs para assentamentos e que o Incra seja transformado em superintendência.

A Embrapa afirma que as áreas invadidas são "agricultáveis" e que preservam a caatinga.

Cerca de 1,5 mil pessoas estão na área, mas a Embrapa espera, pelo menos, 20 mil visitantes na feira, que estava agendada para 1 a 4 de agosto e apresentaria novas tecnologias para agricultores familiares do Nordeste.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários