Região agricultora do Norte e Nordeste deve crescer 37% na produção de grãos em 10 anos


Apontada como nova fronteira agrícola do país, a região do Matopiba, que inclui produtores dos estados do Maranhão (33%), Tocantins (38%), Piauí (11%) e Bahia (18%), deve crescer 37% na próxima década e atingir uma produção de 48 milhões de toneladas de grãos.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária (Mapa), essa é a região que mais cresce, em área plantada, em todo o Brasil e, de acordo com estudo feito entre a pasta e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Matopiba terá uma área plantada de 11 milhões de hectares na safra 2032/33 e o crescimento da região estará intrisicamente ligado ao desenvolvimento da agropecuária, mais especiaficamente às plantações de soja, milho e algodão.

A região de Matopiba começou a ser explorada pelo agronegócio na década de 1980. Mas, foi só a partir de 2005 que grandes fazendas de monocultura investiram na região e, nos últimos 10 anos, a produção dilatou 92%. Pulou de 18 milhões de toneladas em 2013/14 para 35 milhões de toneladas atuais e prosperou dezenas de cidades onde a agricultura expandiu como: Jaborandi, Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e Campos Lindos.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline