Gripe Aviária: Japão muda protocolo e pode decidir embargar carne de frango apenas por cidade
Após o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, e o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, se reunirem com representantes do governo japonês, o Japão decide mudar as restrições para a importação de carne de frango e ovos brasileiros.
O Japão havia suspendido a importação desses itens oriundas dos estados de Santa Catarina, um dos maiores produtores de carne de frango do Brasil, e do Espírito Santo, onde os casos de gripe aviária começaram.
“Durante esta missão, conduzimos negociações diplomáticas e técnicas, chegando a um acordo para que essa restrição seja aplicada apenas a nível municipal”, comemorou Fávaro.
“Esperamos que o governo japonês concorde em implementar a zonificação antes desses 28 dias, o que permitiria restringir a suspensão apenas a Maracajá, liberando as demais localidades de Santa Catarina”, acrescentou o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart.
O Brasil é considerado ainda um país livre da Influenza Aviária, uma vez que os 67 casos de aves contaminadas foram em granjas particulares, de vida livre e selvagem.
Não há diagnósticos em plantéis comerciais.
O Brasil é líder nas exportações de carne de frango para o mundo e responde por 35% do mercado global.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline