desktop_noticias_topo

Transportadores de grãos do MT poderão transitar de madrugada na principal rodovia de escoamento do Estado

Profissionais que atuam no transporte de soja, milho e algodão e precisam trafegar pela BR-163, no trecho 850,9 quilômetros, já podem solicitar Autorização Especial de Tráfego (AET) de Trânsito Noturno, para transitar das 3 às 22 horas.

De acordo com a empresa Nova Rota do Oeste, que tem a concessão do trecho, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) autorizou o horário para minimizar a dificuldade dos motoristas em trafegar durante o dia em momentos em que a pista está realizando obras.

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que o estado de Mato Grosso, um dos mais importantes em agricultura e pecuária do Brasil, colherá em torno de 95 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/23 e 2,1 milhões de ton em plumas.

Em maio passado, o Governo Lula (PT) havia transferido a concessão de trecho da BR-163 para o governado do Mato Grosso, visto que a empresa concessionária não conseguiu honrar os compromissos e acumulou dívidas estimadas em R$ 900 milhões.

A BR-163 é um dos principais corredores de escoamento da produção agropecuária da região central do Brasil.

A projeção é de que ao menos 36 quilômetros de pistas duplicadas sejam entregues ainda no primeiro ano de concessão. Também está prevista a construção de travessias urbanas em trechos da BR-163 na região norte do estado.

O governo estadual tem até oito anos para concluir a duplicação de 440 quilômetros de rodovia. A concessão total são 850 quilômetros, sendo que 410 quilômetros de duplicação já foram realizados.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonlineFonte: Canal Rural

Mostrar comentários