Custos de produção caem e aliviam pecuaristas, diante de reduções nas exportações de carne


A queda no valor da negociação da arroba do boi gordo ao longo de 2023, em função de uma menor demanda no mercado externo e de um esperado aumento do consumo interno, que acabou não se confirmando, tem sido uma grande preocupação para os pecuaristas brasileiros.
Mas uma análise apresentada pelo Cepea, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), mostra que a redução dos custos de produção ajudarão a reduzir possíveis prejuízos para o setor.
O estudo, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) mostram que, no balanço do primeiro semestre de 2023, os custos de produção da pecuária de corte dos sistemas de cria e de recria-engorda recuaram.
Segundo pesquisadores, esse resultado esteve atrelado ao movimento de queda nos preços de insumos para suplementação e dieta do rebanho.
Esse cenário traz certo alívio aos pecuaristas, sobretudo diante da queda nos valores de negociação da arroba do boi gordo ao longo deste ano.
No acumulado de 2023 (de dezembro/22 até a parcial de julho/23), a média do Indicador do boi gordo CEPEA/B3, estado de São Paulo, registra baixa de 9,04%, em termos reais.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline
Fonte: Cepea