desktop_noticias_topo

Brasil propõe à Nasa parceria para construir satélite e monitorar a Amazônia

Em reunião realizada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), nesta terça-feira (25), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, propôs ao administrador da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), Bill Nelson, que Brasil e os Estados Unidos (EUA) desenvolvam, juntos, novos satélites e tecnologias aeroespaciais para monitorar a Amazônia.

O representante da agência norte-americana veio ao Brasil para oferecer ao presidente Lula acesso aos dados dos satélites que monitoram a Floresta Amazônica. Mas, a ministra disse que o Governo Federal fez outra proposta de parceria para construção de "várias iniciativas em conjunto".

O monitoramento da Amazônia, atualmente, é feito pelos satélites de sensoriamento remoto CBERS e Amazonia-1 - esse último totalmente brasileiro. Uma nova tecnologia em desenvolvimento pelo Inpe, o Radar de Abertura Sintética (SAR), vai permitir a geração de dados em qualquer condição climática, já que o sistema “vê” através de nuvens, o que é fundamental na região amazônica. 

De acordo com o administrador da Nasa, Bill Nelson, a agência propõe ao Brasil o acesso aos dados de dois satélites, já em fase de lançamento. Um deles, desenvolvido em parceria com a Índia, deverá ser lançado no próximo mês de janeiro. O equipamento conseguiria, de acordo com Nelson, “enxergar”, inclusive, através da copa das árvores.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Agência Brasil

Mostrar comentários