desktop_noticias_topo

Casal compra fazenda abandonada por décadas e transforma em pousada

Depois de se conhecerem em um encontro às cegas em 2006 e passarem anos juntos trabalhando e morando em Londres, o americano Alan Andrew e o belga Vincent Proost decidiram que já tinham recursos suficientes e que era chegada a hora de desacelerar e partir para um novo país.

À princípio, a dupla não tinha certeza de onde seria o novo lar, mas queria continuar na Europa. Foi quando Proost, que é designer de interiores, teve a ideia de visitarem Portugal. Nenhum dos dois tinha passado muito tempo por lá, mas o belga achava o lugar perfeito para um recomeço.

E assim eles fizeram. Ficaram semanas procurando imóveis e, depois de 80 visitas, se apaixonaram por uma fazenda em Alentejo, a 190 quilômetros de Lisboa, e mudaram para o país em 2019.

Tudo ia bem na aventura de construir uma casa e cuidar da fazenda abandonada por décadas até que a pandemia da Covid-19 veio quase acabou com os sonhos dos dois por alguns anos.

A construção do novo lar, claro, demorou muito mais do que o previsto: pulou de um para três anos, mas eles conseguiram finalizar a residência de 800 metros quadrados, que, hoje, tem piscina, 5 quartos (dos quais 4 eles alugam), aquecimento solar de água, painéis de energia solar e mais uma casa da psicina, que se parece mais com um estúdio.

Agora, a transformação veio mesmo com o que a dupla fez no terreno de 175 acres, que inclui a plantação de 1.500 oliveiras e a criação de muitos animais. 

- Nenhum de nós tinha a menor ideia sobre o aspecto agrícola. Tivemos a sorte de conhecer um fazendeiro português, que tem sido uma espécie de mentor para nos ensinar como fazê-lo - comemora Andrew.

O casal também produz seu próprio óleo orgânico, que já ganhou prêmios em várias competições, incluindo o London International Olive Oil Competitions. Fora isso, Andrew e Proost tentam usar práticas orgânicas regenerativas na fazenda para que não percam a certificação orgânica, que é importante para a comercialização dos produtos agrícolas na Europa.

- Tem sido uma grande aventura dessa forma. É aprender algo completamente novo. Não poderia ser mais diferente de Londres. É exatamente o oposto - finaliza Andrew, que colocou o lugar à venda porque descobriu uma rara doença cardíaca que o impede de continuar tarefas pesadas pro resto da vida.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários