Queijo de cabra da Paraíba recebe premiação nacional

Um queijo de leite de cabra produzido na região do Cariri Paraibano e desenvolvido com tecnologia e treinamento oferecidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi destaque no VI Prêmio Queijo Brasil, que aconteceu em Blumenau (SC).

Trata-se do queijo Macambira, que passou a ser desenvolvido a partir de treinamento ministrado pela Embrapa Caprinos e Ovinos na região, foi um dos 127 premiados com medalha de Ouro do concurso, que avaliou 975 queijos de 18 estados brasileiros.

O queijo Macambira foi desenvolvido a partir da técnica de coagulação ácida, utilizada para produção de queijos como Boursin e Pelardon. A possibilidade de adaptação da técnica, bastante utilizada na França e outros países, às condições de produção de queijos no Brasil foi apresentada pela Embrapa em treinamento em 2021, no município de Cabaceiras (PB), e motivou o produtor rural Renato Brito, proprietário do capril Encanto da Macambira, de São João do Cariri (PB), a diversificar sua oferta de produtos.

“Foi a partir do curso que resolvi produzir o Macambira e regionalizá-lo, uma vez que ele é inspirado no queijo francês Pelardon, que eu só conhecia em vídeos. Já tinha tentado produzir queijos deste tipo, mas não tive êxito. Após a capacitação foi que tive o resultado esperado”, destaca Renato.

Com este êxito na produção de um queijo fino e o reconhecimento obtido por meio do Prêmio, Renato se diz incentivado a aumentar a produção do Macambira e de outros queijos, mantendo a mesma qualidade. “Esse queijo é diferente, é voltado para um grupo de pessoas que sabe apreciar um bom queijo com sabor marcante”, avalia ele.

Tanto a capacitação realizada em 2021, como outras iniciativas de treinamento desenvolvidas pela Embrapa Caprinos e Ovinos nos últimos anos na região da divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco – considerada a maior bacia de produção de leite de cabra no país, com produção anual de 7,5 milhões de litros de leite.

O pesquisador Luis Eduardo Laguna, da Embrapa Caprinos e Ovinos, atuou nessas capacitações como o instrutor que apresentou as técnicas de fabricação de queijos. Segundo ele, uma vantagem dos cursos foi a possibilidade de adaptar o conteúdo às demandas de mercados locais em cada um dos municípios. 

“Hoje o território já está bem servido de tecnologias e os frutos estão aí”, afirma ele.

Além da transferência de tecnologias para a fabricação dos derivados lácteos, a Embrapa também tem atuado, em parceria com instituições, cooperativas, laticínios e produtores rurais da região da divisa entre Paraíba e Pernambuco em projetos de pesquisa para a validação de novas tecnologias de produção e agregação de valor aos produtos baseados no leite caprino.

Prêmio Queijo Brasil

O Prêmio Queijo Brasil reúne atores das cadeias produtivas de queijos artesanais, em evento que conta com concursos, feira de exposição de produtos e palestras. Participam do Prêmio produtores, queijistas, comerciantes, consumidores, jornalistas, chefs de cozinha e donos de bares e restaurantes de diferentes estados brasileiros.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Embrapa

Siga-nos