desktop_noticias_topo

Já são 5 os estados que declararam Emergência Zoossanitária em virtude de Gripe Aviária

Após reunião entre o Ministério da Agricultura e gestões estaduais e do Distrito Federal, 5 estados brasileiros decretaram Emergência Zoossanitária para ter as medidas igualadas e combater a Gripe Aviária no país.

Santa Catarina foi o primeiro a aderir ao plano de ação do Governo Federal e, logo depois, vieram Espírito Santo (onde o primeiro caso ocorreu, em maio deste ano), Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia.

O programa para eliminar o risco do vírus se propagar em granjas comerciais vai durar por 180 dias e, segundo a pasta comandada por Carlos Fávaro, a ideia é mobilizar recursos e articular um plano de ação conjunta que todos os entes federados adotem e procedam igualitariamente para conter o diagnóstico da doença, que é altamente contagiosa entre as aves.

Por enquanto, nenhuma granja comercial do Brasil foi afetada e o país ainda continua com o status de livre da doença, muito embora seja mais de 65 as detecções em aves de vida livre, selvagem ou de criação domestica.

O problema é que os países importadores já observam os diagnósticos - que só crescem - com preocupação. Japão, por exemplo, já suspendeu as compras brasileiras e Reino Unido, que acaba de fechar acordo, disse que não vai comprar carne de frango de estados que tenham focos registrados.

Uma missão brasileira chega ao Japão esta semana para tentar convencer o governo a liberar as exportações brasileiras para lá.

O Brasil é líder na exportação mundial de carne de frango desde 2004 e detém 35% do mercado global.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários