desktop_noticias_topo

Cervejaria, que intoxicou dezenas de pessoas, fecha acordo com o MP

No final dos anos 90, em Belo Horizonte (MG), havia uma casa de shows muito famosa, que, segundo os clientes, vendia uma cerveja artesanal extraordinária. O estabelecimento em questão se chamava Três Lobos em homenagem à Família Lebbos, que era dona do local.

Tudo ia tão bem que a família resolveu sair da noite e partir para um novo e desconhecido ramo: o da cervejaria profissional e, assim, foi criada a Cervejaria Três Lobos, que, recentemente, fez um acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para indenziar 29 pessoas que foram intoxicadas ao consumir a marca Backer, da empresa, há quase quatro anos.

Na época, ficou constatado que os consumidores desenvolveram uma síndrome que causa insuficiência renal aguda em virtude de substância tóxica (dietilenoglicol ou monoetilenoglicol) que estava na bebida. 

Ao todo, 10 pessoas morreram e outras 19 iveram sequelas graves.

Cada vítima receberá R$ 500 mil e outros R$ 150 mil por danos morais para cada familiar de 1º grau. Valores que ainda serão corrigidos monetariamente.

Com o acordo, fica extinta a Ação Civil Pública que trata da indenização por dano material às vítimas, mas, em contrapartida, a Cervejaria Três Lobos reconhece “os danos patrimoniais individuais, incluídos o pagamento de salário referente ao último provento recebido pela vítima antes de sua intoxicação, enquanto não cessarem as causas que a incapacitaram para atividade laboral anterior, e o valor correspondente a todas as necessidades médicas e afins, desde o primeiro dia de internação até a finalização de todo o tratamento”.

O acordo pagará os danos emergentes e lucros cessantes, tanto das vítimas quanto de seus familiares, e inclui a quitação de coparticipações de planos de saúde, custeios de medicamentos, tratamento psicológico, transporte, alimentação, lucros cessantes e demais gastos relativos ao acompanhamento dos familiares com as vítimas.

Após anos de investimentos e construção de receita, o futuro da cervejaria, que já foi considerada a melhor de grande porte do Brasil, é incerto. Segundo matéria do portal UOL, a Três Lobos que, antes, rivalizava com gigantes, agora, tenta vendê-la para a Ambev. A negociação só não foi fechada porque o passivo da mineira era alto demais.

- Difícil compreender ou supor que um erro dessa natureza, de contaminação química em fábrica, tenha acontecido por negligência ou incompetência. Mais difícil ainda enxergar uma história de 20 anos ser destruída em apenas uma semana - lamenta a jornalista e sommelière Fabiana Arregury, que viu de perto o crescimento e declínio da cervejaria.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários