desktop_noticias_topo

ONU diz que Rússia ameaça a segurança alimentar do mundo ao suspender acordo com Ucrânia

A Organização das Nações Unidas (ONU) se manifestou sobre o rompimento do Acordo do Mar Negro que a entidade ajudou a realizar entre a Ucrânia e a Rússia, países do Leste Europeu que estão em guerra desde fevereiro de 2022.

- A nova onda de ataques contra portos ucranianos pode ter um grande impacto na segurança alimentar global, especialmente nos países em desenvolvimento - opinou Rosemary DiCarlo, chefe de Assuntos Políticos das Nações Unidas.

O chefe humanitário da ONU, Martin Griffiths, concordou com a colega e ainda disse que a segurança alimentar será muito prejudicada em países da África e do Oriente Médio, onde a escassez de grãos pode levar a uma disparada dos preços globais.

O acordo para exportação dos grãos ucranianos por faixa do Mar Negro que a Rússia controla foi fechado em julho de 2022, mas o presidente Vladmir Putin resolveu não renová-lo depois de esperar um ano para que a ONU ajudasse o país a negociar seus produtos agrícolas e fertilizantes na Europa; o que acabou não acontecendo. Irritado pela quebra de promessa, Moscou não prorrogou a validade do documento, nesta segunda-feira (18).

- O acordo de grãos chegou ao fim de fato hoje - disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, acrescentando que, caso a ONU reveja seu posicionamento em relação à Rússia, Moscou assina novamente o pacto.

A Ucrânia, assim como a Rússia, é uma grande exportadora de grãos como o milho e o trigo e de fertilizantes, e vinha fazendo embarques gigantescos dos produtos com autorização do Kremlin, que também aguardava resposta da ONU para não ter os produtos agrícolas embargados na UE. Como uma decisão positiva não chegou, Putin saiu do acordo.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários