Fávaro diz que retomada da exportação de carne de frango brasileira ao Japão é prioridade para o governo


O ministro da Agricultura e da Pecuária, Carlos Fávaro, tranquilizou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), ao afirmar que o Governo Lula (PT) prioriza a retomada das exportações de carne de frango catarinense para o Japão.
O governo do PT fará uma visita ao país asiático na próxima semana e Mello pediu que o ministro converse com as autoridades japonesas sobre o caso.
- O Japão está tendo um protocolo mais rígido, que está sendo revisado pelo mundo todo. Então passou a ser prioridade número um da nossa missão. Já estamos em tratativas para rediscussão desse protocolo, já que o Brasil continua com garantia de sanidade - disse o ministro em nota.
O Japão, que já havia interrompido a importação de carne de frango do Espírito Santo, onde o primeiro caso de gripe aviária foi detectado, voltou a atenção para Santa Catarina após a confirmação da doença em produção de subsistência no Estado.
No sábado (15), foi diagnosticado um caso de influenza aviária em um animal de criação, em Maracajá, interior do estado. A propriedade foi interditada porque havia várias aves no local, que também estão sendo monitoradas.
Santa Catarina é o 2º maior processador de carne de frango do Brasil, representando menos de 3% do total exportado pelo país, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
- Viemos aqui reforçar a preocupação de Santa Catarina, pela importância e pelo que representa para a economia do estado a produção da carne aviária - destacou o governador.
O Brasil, que é o maior exportador de carne de frango do mundo, continua sendo considerado um país livre do vírus e não está com a comercialização comprometida; visto que o Código Sanitário de Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) prevê que apenas granjas comerciais afetadas poderão fazer o país adquirir status de "infectado".
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline