Após 'caso isolado' de gripe aviária, retomada das exportações de frango é prioridade em SC


A garantia foi dada pelo ministro da Agricultura, Cárlos Fávaro, em reunião com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), nesta terça-feira (18).
O motivo foi a suspensão temporária de importação de aves vivas e da carne de aves do estado do Sul do país, um dia antes, após a confirmação de caso de gripe aviária em produção de subsistência, de criação doméstica, no município de Maracajá.
Apesar de Santa Catarina representare menos de 3% do total de frangos exportados pelo Brasil para o país asiático, há a preocupação de que outros importadores tomem decisões similares, por precaução.
O ministério, entretanto, esclareceu que a importação deverá ser retomada, logo que as autoridades japoneses tiverem acesso às informações detalhadas sobre o caso, em um documento que já foi despachado. Fávaro também irá pessoalmente ao Japão, na próxima sexta-feira (21)
O embargo japonês contraria a resolução do Código Sanitário de Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que prevê que a ocorrência da infecção pelo vírus em aves silvestres e domésticas de subsistência não compromete a condição do Brasil como país livre de IAAP.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline
Fonte: Canal Rural