Lula aceita exigências ambientais, mas questiona compras governamentais em acordo com UE

O presidente Lula (PT), embora tenha criticado a carta adicional que a França, sob o comando de Emmanuel Macron, "puxou" de última hora, impondo regras ambientais rigorosíssimas ao agronegócio brasileiro; disse que o Brasil está pronto para cumprir as exigências, mas o problema são as compras governamentais.

- O Brasil vai cumprir com sua parte [na questão ambiental]. É compromisso assumido, compromisso de fé. Queremos discutir com o mundo a preservação da floresta - afirmou em Bruxelas, onde está participando da cúpula que reúne países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE).
- Um acordo entre o Mercosul e a União Europeia equilibrado, que pretendemos concluir ainda neste ano, abrirá novos horizontes. Queremos um acordo que preserve a capacidade das partes de responder os presentes desafios e futuros. As compras governamentais são um instrumento vital para articular investimentos em infraestrutura e sustentar a nossa política industrial - acrescentou, sem explicar como os agricultores brasileiros farão para exportar 34% dos produtos que, segundo a União Europeia, não podem vir nem mesmo do desmatamento legal.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também se esquivou em detalhar as regras, mas disse que o bloco econômico quer "criar bons empregos na América Latina e no Caribe".

- Queremos ser parceiros e que possamos chegar a um acordo que beneficie a todos. A UE quer investir na América Latina e no Caribe, criar bons empregos - alegou.

O acordo entre os dois blocos econômicos é debatido há anos e teve grande avanço no Governo Bolsonaro (PL), mas sem a criação de uma nova lista de regras contra o agro brasileiro.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Siga-nos