Rússia suspende Acordo do Mar Negro com a Ucrânia
A Rússia, de Vladmir Putin, decidiu suspender o tráfego seguro de navios ucranianos contendo grãos; depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) se omitiu em ajudar o Kremlin a negociar seus produtos agrícolas no mundo após o início da guerra no Leste Europeu.
O acordo entre os dois países, que estão em conflito armado desde fevereiro de 2022, permitia à Ucrânia trafegar pelo trecho do mar que Moscou controla, mas, sem resposta da ONU, Putin resolveu retirar o apoio.
- Infelizmente, a parte desses acordos do Mar Negro em relação à Rússia não foi implementada até agora, então seu efeito foi encerrado - explicou o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, sob total silêncio da entidade.
- Assim que a parte russa dos acordos for cumprida, o lado russo retornará à implementação deste acordo, imediatamente - acrescentou Peskov.
Rússia e Ucrânia são algumas das maiores exportadoras de commodities do mundo e, juntas, podem fazer disparar os preços dos alimentos no globo.
Sob o acordo, a Ucrânia conseguiu trafegar quase 33 milhões de toneladas métricas de trigo, milho e outros grãos. O último navio deixou o país no domingo (16).
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline