desktop_noticias_topo

Associação critica Mapa e acusa Ministério de prejudicar os pequenos produtores de soja

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) criticou a Portaria 840, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Governo Lula (PT), que estabelece calendários de semeadura para a soja em 21 estados.

Fernando Cadore, presidente da associação, disse, nesta terça-feira (11), que o setor foi surpreendido com a determinação porque já tinha se manifestado para a pasta sendo contrário ànova regra e demonstrando, inclusive, com estudos científicos que o plantio da oleaginosa em fevereiro beneficia o pequeno produtor e não oferece risco de doenças.

- A medida impossibilita o pequeno produtor de salvar a sua semente, assim como as comunidades sem terra e quilombolas que queiram fazer sua semente sem usar uma estrutura gigante com secadores, mesmo porque não os possuem - comentou Cadore, explicando que fevereiro é um período de sol, ideal para a colheita do grão por agricultores que não têm máquinas secadoras.
- Nós lavamos nossas mãos, mas deixamos claro que é uma medida que não atende tecnicamente e, muito menos, comercialmente o produtor, pelo contrário, pode até inviabilizar a safra em um momento de custos caríssimos - acrescentou.

Pelo calendário de semeadura da soja, Mato Grosso, o estado com maior plantação da oleagionosa, pode efetuar o plantio de meados de setembro a 24 de dezembro.

O Mapa, que hoje é comandado por Carlos Fávaro, que já foi presidente da Aprosoja-MT, alega que a motivação para a mudança foi o "aumento expressivo da ferrugem asisática na soja em safra anterior".

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários