FAO estima que, até 2030, abacate será a segunda fruta tropical mais comercializada do planeta
Apesar de estarmos longe dos primeiros lugares, a plantação de abacate é uma das que mais crescem no Brasil.
O abacate é muito usado na culinária da América Central, do Sul e no México que, por sinal, é o maior produtor da fruta.
Embora esse fruto delicioso tenha suas origens entre os mexicanos, hoje, ele encontra-se cultivado também nos Estados Unidos, África do Sul, Havaí, Israel, Áustria e Brasil, claro.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o abacate tem se destacado muito nos últimos 10 anos e, por isso mesmo, tem grandes chances de se tornar a fruta tropical mais comercializada até 2030; superando, inclusive, gigantes no mercado da fruticultura como a manga e o abacaxi. Atrás somente da banana, líder mundial.
Os principais exportadores globais são, no Hemisfério Norte, o México, a Espanha e os Estados Unidos, e, no Hemisfério Sul, Peru, Chile, Colômbia e África do Sul. O Brasil ainda não é um grande player mundial, mas, desde 2015, vem registrando forte crescimento na produção; o que o deixa entre os 10 maiores produtores do planeta.
O México é o maior fornecedor global de abacate e responde por inacreditáveis 40% de todas as frutas comercializadas no mundo. Peru, Colômbia e Quênia, que fizeram investimento nessa cultura, também têm tido resultados avantajados.
No Brasil, a produção saiu de 197 mil toneladas, em 2016, para 301 mil toneladas, em 2021. Essa elevação foi de 53%, de acordo com o IBGE (2021). Entre as frutas, só foi menor que a da uva, que registrou 57% de aumento, muito desse resultado em virtude do estado do Rio Grande do Sul, cuja economia e turismo são voltados para a cultura do vinho.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline