desktop_noticias_topo

CPI do MST aprova convocação do ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Governo Lula (PT), o general Gonçalves Dias, será convocado para prestar esclarecimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST sobre o monitoramento da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) em invasões de terra ocorridas durante o terceiro mandato do petista.

O requerimento para a convocação do militar foi aprovado, nesta terça-feira (11), pelo colegiado e compartilhado nas redes sociais pelo deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), que é diretor da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

- Acabamos de aprovar, na CPI do MST, a convocação do general Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI. Tal convocação se faz necessária para entender a relação do Governo Lula com esse movimento criminoso. Ele virá à CPI prestar os esclarecimentos necessários. A verdade virá à tona - escreveu no Twitter o deputado.

O requerimento para convocação do ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, por sua vez, ficou para ser votado em agosto.

Já o vice-presidente da Suzano Papel Celulose, empresa que há anos trava batalha na Justiça contra o Movimento dos Trabalhares Sem-Terra (MST) e teve propriedade invadida pelo grupo em 2023, Luis Bueno, também será convidado para expor a situação da companhia aos deputados.

A CPI do MST foi instalada para investigar a atuação do grupo de invasores, a origem dos recursos milionários utilizados nas ações por todo o Brasil e o envolvimento do Governo Federal com os líderes do movimento social. 

O colegiado iniciou em 23 de maio e tem 120 dias para concluir os trabalhos.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários