Mercado de chocolate tem crescimento acima do PIB brasileiro


Em 7 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Chocolate e, para homenagear a data, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) divulgou dados sobre esse mercado doce e delicioso, nesta quarta-feira (5).
Para se ter ideia do volume que esse mercado movimenta, o setor registrou um crescimento de 9,8% na produção somente no 1º trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2022. Essa foi considerada uma super alta porque o PIB brasileiro aumentou apenas 4% em 12 meses.
E os dados são impressionantes: de janeiro a março deste ano, o Brasil produziu 219 mil toneladas de chocolate, sendo que a maior parte foi para o consumo interno. Somente 17,5 mil foram exportadas.
A Bahia continua sendo o principal produtor de cacau do país, matéria-prima para os mais diversos tipos de chocolate.
Em terras brasileiras, o doce evoluiu bastante desde que a cultura do cacau foi desenvolvida pelos povos Maias e Astecas e chegou à Europa no século 15 e, ao Brasil, em 1746. Hoje, o país é rico nessa diversidade e já elegeu até a Capital Nacional do Chocolate Artesanal, Gramado, na Serra Gaúcha. Mas, conta também com o vencedor do Prêmio Gourmet Bronze AVPA 2021, concedido pela Agência de Valorização dos Produtos Agrícolas (AVPA), uma organização não governamental sediada em Paris. Nesse caso, falamos da marca baiana Chor, que teve ascensão meteórica, já que foi lançada em 2013.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline