Mato Grosso é o primeiro estado brasileiro a rastrear totalmente a origem da madeira que comercializa


O Mato Grosso, o maior estado agrícola do Brasil, responsável por 17% do VBP agropecuário do país e com uma renda estimada em R$ 204 bilhões, será o primeiro ente federado a ter todo o saldo de madeira do Sistem de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0) totalmente rastreado e integrado ao sistema federal, o DOF+ Rastreabilidade.
Diferentemente dos outros estados brasileiros, onde apenas as novas explorações pertencem ao DOF+, o sistema que o Mato Grosso colocou em prática atende a exigências nacionais e internacionais, apontando com clareza quem são os fornecedores e confirmando que a madeira comercializada tem origem lícita. Isso inclui até os produtos remanescentes.
- Hoje, todas as guias florestais para transporte e exportação de madeira emitidas em Mato Grosso estão integradas e sincronizadas com o sistema federal; dando mais segurança para todos os mais de três mil empreendimentos que atuam no estado - comemora a superintendente de Gestão Florestal da Sema, Suely Bertoldi.
O sistema está funcionando com a rastreabilidade integral do estoque de madeira para mais de 1.800 empreendimentos madeireiros. Para utilizar o novo sistema de rastreabilidade integral do estoque, é necessário que os empreendimentos madeireiros tenham feito o recadastramento e já tenham sido analisado pela equipe da Sema.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline