desktop_noticias_topo

ONU não facilita acesso de produtos agrícolas russos aos mercados globais e Putin ameaça não renovar Acordo do Mar Negro

Rússia e Ucrânia, os países que estão em guerra desde fevereiro de 2022, ainda não sabem se renovarão o Acordo de Grãos do Mar Negro, que permite o escoamento seguro da produção agrícola ucraniana.

O Kremlin foi taxativo e, sem meias palavras nem temor por represálias por parte dos aliados da Ucrânia, afirmou, nesta quarta-feira (5), que não decidiu ainda se renovará o pacto que, por sinal, vai vencer em poucos dias: 17 de julho.

- Ainda não anunciamos oficialmente a decisão, vamos anunciá-la oportunamente - limitou-se a responder a repórteres, o porta-voz de Moscou, Dmitry Peskov.

A mágoa do presidente russo Vladmir Putin é que a Organização das Nações Unidas (ONU), em julho de 2022, comprometeu-se a facilitar a comercialização dos produtos agrícolas e dos fertilizantes do Kremlin aos mercados globais, que aplicavam sanções ao país em virtude do início da guerra. Mas, o fato é que já se passou um ano e a Rússia não viu melhora nas negociações e, agora, não garante mais a segurança dos navios ucranianos que passam por faixa do Mar Negro que Moscou administra.

A Rússia também quer a imediata readmissão do Banco Agrícola Russo (Rosselkhozbank) ao sistema internacional de pagamentos bancários belga, SWIFT.

- Ainda há tempo para cumprir aquela parte dos acordos que diz respeito ao nosso país. Até agora, esta parte não foi concluída e, portanto, neste momento, infelizmente, não há motivos particulares para estender este acordo - avisou Peskov.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários