desktop_noticias_topo

No Brasil, os agricultores plantam de tudo. Até água!

Certamente, você já ouviu falar de plantação de milho, feijão, flor, algodão, soja, arroz, café, frutas, hortaliças.. Mas, sabia que existe "plantação" de água??

Isso mesmo!

Os produtores do Espírito Santo seguiram à risca o ditado: "você colhe o que planta" e resolveram arriscar. 

Mas, como isso é possível?

Parece surreal, porém, eles plantam árvores e colhem água. Estranho, né? Mas, é verdade. Por meio do reflorestamento ou de lavouras associadas a florestas, produtores rurais recuperam nascentes e garantem recursos hídricos para as propriedades do Estado.

O equilíbrio perfeito entre a natureza e o agronegócio, que é capaz de perpetuar a economia, gerar renda, trazer sustentabilidade e ainda ajuda a abastecer as famílias de localidades como a de Antas, no sul do estado.

A plantação que os agricultores cultivam, nesse caso, diz respeito a espécies da Mata Atlântica, um bioma dos mais diversos do mundo e que pode restaurar.

- Há anos atrás, "corria" água. A água sumiu depois e a gente não sabia o que ia acontecer. A gente começou a trabalhar também a área, preservar mais e o resultado tá aí hoje - conta o produtor rural Rubenil Silva de Souza, que planta, além de café, abacate e banana, muita, mas muita árvore mesmo.
- Colher, sim, mas proteger também. Eu achei que era interessante e que valeria a pena - comemora o resultado o agricultor, depois de ver que, uma a uma, as nascentes foram ressurgindo. Hoje, algumas propriedades já têm mais de 40 restauradas.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários