Quase 92% dos produtores rurais seguem critérios ESG, aponta estudo


O Serasa Experian conduziu um levantamento no qual afirma que quase a totalidade dos produtores rurais brasileiros está adotando práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas propriedades.
O estudo analisou mais de 337 mil agricultores de todo o país e descobriu que 91,8% estão migrando para as práticas socioambientais impostas pelo Governo Federal e, por consequência, também exigidas pelo Banco Central como critério para conceder linhas de crédito e fundos de investimento.
- O que vemos é uma potência nacional que, em sua maioria, trabalha para viabilizar um modelo econômico mais sustentável. Por isso, entendemos a importância de utilizar a expertise em dados para trazer transparência sobre o segmento como um todo - destacou Marcelo Pimenta, responsável pelo agronegócio na Serasa Experian, acrescentando que a agropecuária brasileira demonstra excelente resiliência e capacidade de adaptação às novas métricas ESG.
A Serasa explica que, com a integração das imagens de satélite da empresa Agrosatélite ao Score ESG, é possível monitorar desmatamentos e queimadas nas propriedades e comprovar a situação das áreas rurais para garantir a concessão ou não do crédito.
Produtores de café, soja e cana-de-açúcar foram um dos primeiros a serem avaliados e tiveram bom desempenho, porque, de acordo com a instituição, esses setores já participam de outros projetos com critérios socioambientais.
- Sabemos que não adianta apenas responsabilizar os produtores irregulares, por isso, queremos também ajudá-los a estar em conformidade, disponibilizando informações e orientação. Dessa forma, poderemos trazer um grande número de CPFs e CNPJs de volta ao mercado - esclareceu Pimenta, afirmando que o agricultor não precisa ficar com receio se vai conseguir ou não efetuar as normas ambientais porque a Serasa também fornece orientações para ajudar os produtores a se adequarem às novas regras.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline
Fonte: Planeta Campo