Governo lança em julho "prateleira" de terras para assentados

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que o Governo Lula (PT) lança, agora, em julho, um programa que vai disponibilizar áreas para assentados dos movimentos sociais, MST e FNL.

- Nós já temos uma entrega para ser feita de terras que nós tínhamos concluído os processos de desapropriação e pagamentos no Incra e que os governos anteriores poderiam ter sido entregues pelos governos anteriores e eles não entregarem. E nós faremos essa entrega no mês de julho - avisou, em coletiva de imprensa do Plano Safra 2023/24 para a agricultura familiar.

A gestão petista vai utilizar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para retomar processos de obtenção de propriedades que estavam paralisados e também poderá tomar a terra de grandes devedores da União.

Mais de 400 processos serão resgatados pela instituição, segundo o presidente do Incra, César Aldrighi.

- Foram quatro, cinco anos em que o Incra foi orientado a não promover a obtenção de áreas para promover assentamentos. Tivemos mais de 400 processos paralisados de obtenção e estamos resgatando um a um. E aqueles em que já havia pagamento das áreas e as áreas estão sob posse do Incra, nós vamos criar os assentamentos a partir do levantamento que a gente está fazendo - explicou

Teixeira não especificou em que dia de julho ocorrerá a entrega das propriedades, mas o processo atende a agricultores e trabalhadores rurais homologados como beneficiários da reforma agrária.

A movimentação da pasta ocorre após o presidente Lula questionar Teixeira e a presidente do PT, a deputa Gleisi Hoffmann, sobre a necessidade de o governo lista "terras ociosas" e oferecê-las aos sem-terra.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Siga-nos