desktop_noticias_topo

CNA afirma que Reforma Tributária do Governo Federal fará Brasil ter que importar alimentos (Assista)

O Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, pode regredir décadas em um setor que só faz crescer, caso a Reforma Tributária proposta pelo Governo Lula (PT) seja aprovada da forma como está.

A afirmação é do diretor-técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi. Ele foi o entrevistado do programa, Direto ao Ponto, desta quinta-feira (29), e comentou sobre o impacto da Reforma Tributária para o agronegócio brasileiro e a produção de alimentos nacionais.

A proposta que, em breve, será avaliada pelo Congresso Nacional aumentará, significativamente, os impostos de quase toda a cadeia econômica do Brasil e prevê taxação maior aos produtores rurais, inclusive, com tributos a serem cobrados da exportação.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) é contra o texto e afirma que o projeto não atende aos interesses da categoria e nem propõe alíquota diferenciada com é feito em muitos países da Europa, a exemplo da França, que é a principal concorrente do Brasil no Acordo União Europeia-Mercosul.

- O resto do mundo aplica valores menores para a agropecuária. E, se a gente não tiver isso é capaz do Brasil, que é um grande produtor de alimentos, ter que importar alimentos de outros países, que vai ser mais barato do que produzir aqui dentro em função da carga tributária - alerta Lucchi.

Sobre o montante de mais de R$ 364 bilhões destinados a médios e grandes produtores, Bruno Lucchi disse:

- Satisfatórios. A nossa preocupação, agora, é garantir que esse recurso vá realmente chegar ao produtor, que não tenha interrupções de linhas e nem de financiamento, como tivemos nas linhas de investimentos - destacou.

Assista:

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários