desktop_noticias_topo

Estão encerradas as buscas pelo cachorro Wilson, que encontrou crianças indígenas na Amazônia

As Forças Armadas da Colômbia, anunciaram, nesta quarta-feira (28), que as buscas pelo cachorro Wilson, o responsável por encontrar as quatro crianças indígenas que estavam desaparecidas na Amazônia colombiana, chegaram ao fim.

O general Pedro Sánchez Suárez admitiu que é "improvável" encontrar a localização do animal, que é visto como "herói" em seu país.

- Fizemos tudo ao nosso alcance. Não medimos esforços para encontrá-lo, mas sabemos que é, praticamente, improvável que consigamos encontrá-lo. Wilson será lembrado em nossos corações e na alma deste povo - lamentou.

Wilson era considerado um dos melhores cães-farejadores e de resgate da Colômbia e guiou, sozinho, a imensa equipe com mais de 100 homens pela mata fechada durante 40 dias até, finalmente, encontrar as crianças.

No meio da comemoração, no entanto, Wilson desapareceu, segundo as autoridades, misteriosamente, e só foi avistado uma única vez, mas fugiu.

- Por causa da complexidade do terreno, da umidade e das condições climáticas adversas, (Wilson) teria se desorientado - explicou o Exército em nota.

Para Jesús Dagua, da Guarda Indígena Cauca, o pastor belga foi entregue como "oferenda" para os espíritos da mata que estavam em posse dos menores.

- Foi trocado. Ficou como oferenda para os espíritos que tinham as crianças. Vamos torcer para que, através de uma conversa espiritual, ele consiga sair. Os povos amazônicos já estão nisso porque é uma vida de qualquer jeito e a Guarda (Indígena Cauca) deve zelar pela vida de tudo e de todos - disse Dagua a uma rádio local no início das buscas pelo cão.

Nesta quinta-feira (29), o presidente Gustavo Petro condecorou os membros das Forças Armadas e os indígenas que participaram das buscas. Wilson não estava entre os "colegas". No lugar dele, Drugia, sua mãe, recebeu a homenagem.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários