desktop_noticias_topo

Pesquisa encontra rótulos de queijos fraudulentos, alta quantidade de sódio e bactéria à vontade

Pesquisa feita pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, analisou várias marcas dos principais queijos consumidos pelos brasileiros: o coalho, gorgonzola, ralado e processado.

E sabe o que o levantamento descobriu??

Nem todos os produtos estão dentro dos padrões da legislação brasileira.

Ao todo, 49 produtos foram testados.

Dos 18 de coalho, duas marcas não passaram na avaliação: Porto Alegre e SertaNorte. Elas continham a presença de Escheria coli, uma bactéria bacilar Gram-negativa que se encontra normalmente no trato gastrointestinal inferior dos organismos de sangue quente. Ela até pode estar no queijo, mas tem um limite por quantidade porque pode causar dores abdominais e diarreias com risco de agravamento.

Com relação aos níveis de sódio declarados no rótulo, o queijo coalho Três Marias (159%); o ralado Gran Romano (76,6%); o gorgonzola Cruzilia (94%) e o processado São Vicente (36,3%) não passaram no teste. Isso ocorreu porque os níveis de sódio nos produtos estavam muito mais altos do que o permitido em lei. A legislação prevê que o informado para o consumidor nunca pode ser acima de 20% do registrado no rótulo.

O consumo desenfreado de sódio pode acarretar doenças como hipertensão, câncer no estômago e pedra nos rins.

Na avaliação dos aditivos, substâncias químicas que dão cor e conservam os alimentos, somente os queijos coalhos tiveram melhor rendimento com apenas um aditivo. Os demais apresentavam aditivos em quantidades que variavam de 2 a 5 substâncias diferentes por marcas.

Apesar do problemas identificados na pesquisa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta a população que o consumo de queijo é importante para a vida porque tem grandes quantidades de proteínas e de cálcio, que conservam a saúde dos ossos.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: O Globo

Mostrar comentários