desktop_noticias_topo

Lula rebate Haddad e diz que exigências da UE são, sim, "ameaças"

O presidente Lula (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, discordaram sobre as novas regras impostas pela União Europeia para assinar acordo com o Mercosul.

Em carta adicional "puxada" pela França, o país com o maior agronegócio europeu, Lula afirmou que há exigências "inaceitáveis" e "ameaças" aos produtores rurais do Brasil.

Haddad, por sua vez, despistou sobre o texto e chegou à conclusão com o seu homólogo francês, Bruno Lê Maire, que as duas nações precisam de nomes fortes do agronegócio brasileiro para dar credibilidade e segurança ao acordo que, claramente, está apoiando um lado.

- Eu estou doido para fazer um acordo com a União Europeia. Mas, não é possível, porque a carta adicional que foi feita pela União Europeia não permite que se faça um acordo. Nós vamos mandar a resposta, mas é preciso que a gente comece a discutir. Não é possível que nós tenhamos uma parceria estratégica e haja uma carta adicional fazendo ameaça a um parceiro estratégico - disparou Lula.

Um dia antes, o 'filósofo' Haddad minimizou o teor do documento e declarou:

- Não estamos com problema nenhum em relação aos compromissos ambientais, mas quando você faz uma ‘side letter’ depois de fechar um acordo, a impressão que dá é muito mais de um elemento para postergar uma decisão do que propriamente uma preocupação que nós temos - disse.

Lula mostrou-se preocupado com as determinações impostas pela comunidade europeia a respeito de produtos agrícolas que jamais poderiam ser comercializados com o continente, se forem originados de áreas desmatadas. Em outra ocasião, ele também reclamou de uma cláusula que libera as compras governamentais aos europeus.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários