desktop_noticias_topo

Frio intenso no MS mata mais de 2.700 cabeças de gado, prejuízo estimado em R$ 10 milhões

A frente fria que adentrou no Brasil na última semana deixou um rastro de prejuízo no Mato Grosso do Sul: segundo levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro), as baixas temperaturas causaram a morte de 2.725 cabeças de gado. Um prejuízo de R$ 10 milhões para os produtores rurais.

- Mais de 90 produtores em 18 cidades de Mato Grosso do Sul foram afetados, sendo que a maior concentração de mortes ocorreu em Nova Andradina - explicou o presidente da Iagro, Daniel Ingold, acrescentando que o total de animais perdidos pode até ser maior porque há pecuaristas que não relataram os danos para a entidade.

Os bovinos da região pantaneira, onde a maior parte do gado morreu, não estão acostumados a mudanças de temperaturas tão bruscas e, muito menos, ao frio intenso.

- Tivemos uma queda de temperatura muito grande em 2010, mas dessa vez foi diferente, choveu por três dias e caiu a temperatura bruscamente. Então a sensação térmica não é de geada, mas é uma temperatura que chegou aos 10ºC com a sensação térmica de 5º C - contou o delegado do Sindicato Rural de Santa Rita do Pardo, Florindo Cavalli Neto.

O último frio intenso que devastou o rebanho pantaneiro ocorreu em em 2010, quando houve registro de geada e baixíssimas temperaturas. 

O Brasil será o país que mais sofrerá com os efeitos do El Niño este ano. Por isso, a Iagro continua monitorando a situação continua; já que, embora a expectativa seja de inverno menos rigoroso para 2023, as incursões de novas massas de ar polar seguem no radar.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline 

Mostrar comentários