Safra 2024/25 de milho em MT é revisada para cima e deve bater novo recorde
A safra 2024/25 de milho em Mato Grosso foi revisada para 54,02 milhões de toneladas, conforme nova estimativa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O volume representa aumento de 14,52% em relação ao ciclo anterior e supera o recorde histórico registrado na safra 2022/23, que foi de 52,5 milhões de toneladas.
A produtividade média estimada subiu para 126,25 sacas por hectare, frente às 117,74 sacas previstas anteriormente. A área plantada segue inalterada em 7,13 milhões de hectares, o que representa crescimento de 4,85% em comparação à temporada passada.
Os dados foram atualizados com base no levantamento de campo do projeto Imea em Campo, realizado entre maio e junho. A equipe percorreu 82 municípios e avaliou 538 lavouras em todas as regiões do estado.
O sudeste de Mato Grosso liderou em variação positiva de produtividade, com alta de 15,64 sacas por hectare. O oeste e o médio-norte também apresentaram avanços significativos, de 13,60 e 11,89 sacas, respectivamente. A única região com desempenho negativo foi o nordeste, que teve redução de 1,66 saca por hectare.
Durante o levantamento, 77% das lavouras estavam próximas do ponto de colheita. As regiões com maior número de espigas por hectare foram o médio-norte e o oeste. O sudeste apresentou o maior peso de grãos, enquanto o oeste teve o maior número de grãos por espiga. Já o nordeste registrou os piores indicadores agronômicos entre as sete regiões analisadas.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: