Instabilidades voltam a atingir o Sul e parte do Centro-Oeste com chuvas intensas

Produtores devem redobrar a atenção nos próximos dias devido à previsão de chuvas fortes e temporais em várias regiões do Sul do país e parte do Centro-Oeste. A partir desta quinta-feira (26), áreas de instabilidade atmosférica, associadas à alta umidade e ao padrão de ventos em diferentes níveis da troposfera, voltam a atuar com força, provocando chuvas significativas no centro, noroeste e norte do Rio Grande do Sul — incluindo a Grande Porto Alegre — além de áreas de Santa Catarina e do Paraná.

A previsão indica pancadas intensas de chuva, acompanhadas de raios, rajadas de vento e, de forma localizada, queda de granizo. Os volumes podem variar entre 30 e 70 milímetros, com possibilidade de acumulação expressiva em curtos períodos de tempo.

Na sexta-feira (27), a frente de instabilidade avança em direção ao Mato Grosso do Sul, especialmente nas regiões oeste e centro-sul do estado. Também há previsão de tempo severo para o sul e litoral leste de São Paulo, além do Paraná e do litoral norte catarinense. Nesses locais, os volumes devem ficar entre 20 e 60 milímetros, com risco de ocorrência concentrada das chuvas.

No sábado (28), o sistema volta a se concentrar sobre o Sul do país, com destaque para o Paraná, Santa Catarina e o centro-norte do Rio Grande do Sul. As precipitações previstas variam entre 40 mm e 80 mm, podendo superar esse valor em pontos isolados do território gaúcho.

Diante do risco de transtornos no campo, como alagamentos, erosão do solo e interrupções de atividades, recomenda-se aos produtores e profissionais do setor acompanharem diariamente os boletins meteorológicos e os avisos oficiais divulgados nos canais especializados.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram:

https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Siga-nos