Mato Grosso decreta emergência zoossanitária após confirmação de gripe aviária em aves de subsistência


Campinápolis (MT) – O governo de Mato Grosso declarou, nesta terça-feira (10), estado de emergência zoossanitária por 90 dias, em razão da confirmação de um caso do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) — a chamada gripe aviária — em aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis. A medida foi oficializada por meio do decreto nº 1.480, assinado pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta, e publicado em edição extra do Diário Oficial.
A emergência tem vigência a partir da data da detecção do foco da doença, podendo ser prorrogada por mais 90 dias ou por períodos sucessivos, conforme o avanço da situação epidemiológica e a necessidade de ações para contenção e erradicação do vírus.
O decreto permite a aquisição emergencial de materiais para o controle da gripe aviária e autoriza o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) a editar normas complementares que regulamentem as medidas adotadas em decorrência da emergência.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), este é o quarto foco da doença identificado em aves de subsistência no Brasil. Até o momento, nove casos suspeitos seguem em investigação em território nacional. O Mapa informou ainda que, no raio de detecção do vírus em Mato Grosso, não há granjas comerciais, o que reduz o risco de disseminação para a produção em larga escala.
A confirmação do caso foi noticiada pelo Canal Rural Mato Grosso no domingo (8), com base em informações oficiais do Mapa.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: