desktop_noticias_topo

Tempo firme predomina no RS com frio intenso; culturas de verão se encerram e inverno avança com trigo e citros

De acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 22/2025, o Rio Grande do Sul deverá ter predominância de tempo firme nos próximos dias, com temperaturas amenas e tendência de aquecimento gradual a partir do final de semana. O material é elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em conjunto com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Nesta sexta-feira (30/05), o tempo seguirá seco e com marcas próximas de 0°C na Serra Gaúcha. O frio permanece no estado durante o fim de semana, mas com tendência de elevação nas temperaturas entre os dias 31/05 e 01/06.

Já entre os dias 2 e 4 de junho, novas áreas de instabilidade devem se formar no norte do estado. Na segunda-feira (02/06), uma área alongada de baixa pressão poderá provocar chuvas entre a tarde e a manhã de terça-feira (03/06). Nas demais regiões, o tempo seguirá estável, voltando a predominar em todo o RS a partir da quarta-feira (04/06).

Na última semana, os maiores volumes de chuva foram registrados na Fronteira Oeste, Missões e região Central, com acumulados acima de 100 mm — em pontos isolados, ultrapassando os 150 mm. Nas regiões da Campanha, Norte, Litoral e Serra, os volumes ficaram entre 10 mm e 100 mm. Já no Sul do estado, as precipitações foram menos expressivas, não passando dos 50 mm.

Situação das lavouras

A colheita da soja se aproxima do fim, restando apenas áreas pontuais, relacionadas a segundo cultivo ou plantio tardio. Estas lavouras superaram o período crítico da estiagem, mas representam menos de 0,5% da área total cultivada, sem impacto na produtividade média estadual.

No milho para silagem, a colheita está praticamente concluída, com 99% das áreas já encerradas. Já a safra de arroz é considerada tecnicamente finalizada, com produtividade estimada pela Emater/RS-Ascar em 8.558 kg/ha. As áreas remanescentes são pontuais e sem relevância estatística.

Para o feijão 2ª safra, a colheita atingiu 65%. No entanto, as chuvas e a elevada umidade atrasaram o avanço das máquinas. Atualmente, 30% das lavouras estão em maturação e 5% em enchimento de grãos.

Com a ampliação das regiões aptas à semeadura do trigo desde 21/05, o plantio se intensificou. Entretanto, as precipitações registradas a partir do dia 24/05 interromperam os trabalhos, que deverão ser retomados tão logo as condições de umidade do solo se normalizem.

Frutíferas em destaque

A colheita de citros segue em bom ritmo no estado. A noz-pecã está em plena safra, apresentando bom tamanho de amêndoas, embora com carga inferior ao esperado inicialmente.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram:

https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários