Heinze cobra governo por solução urgente para dívidas dos agricultores gaúchos


O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) voltou a pressionar o governo federal por uma proposta concreta para a renegociação das dívidas dos produtores rurais do Rio Grande do Sul. Em discurso no plenário do Senado, na quarta-feira (28), o parlamentar alertou que boa parte dos vencimentos já está ocorrendo, enquanto a prometida resolução do Banco Central ainda não foi publicada.
— As parcelas venceram em abril, estão vencendo em maio e a maior parte dos débitos vence agora, no fim deste mês — advertiu.
Heinze relatou que o pleito já foi encaminhado aos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). O tema também foi tratado em audiência na Comissão de Agricultura com o ministro Fávaro, junto ao senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
Segundo o senador, Fávaro afirmou que o Ministério do Planejamento já deu parecer técnico favorável à prorrogação das dívidas para produtores atingidos por quatro estiagens severas e uma enchente nos últimos anos.
A situação preocupa os produtores, que prometem intensificar os protestos caso nenhuma medida seja anunciada. Um ato está marcado para esta sexta-feira (30), com a exposição de máquinas agrícolas às margens das rodovias e faixas com pedidos de securitização. De acordo com Heinze, o atraso nos pagamentos tem dificultado o acesso ao crédito e ao novo Plano Safra.
O senador Paulo Paim (PT-RS) também declarou apoio à causa. Heinze finalizou pedindo uma resposta urgente da equipe econômica do governo, incluindo o Ministério do Planejamento.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: