
A quinta-feira (29) amanheceu com cenário típico de inverno no Sul do país. Nevou em São José dos Ausentes (RS) e São Joaquim (SC), conforme previa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O fenômeno foi provocado pela combinação entre uma massa de ar frio de origem polar e a umidade presente na região. As temperaturas despencaram durante a madrugada e ficaram abaixo de 2°C nas primeiras horas do dia. Em São José dos Ausentes, os termômetros marcaram 0°C às 9h, favorecendo a formação e a queda de flocos de neve.
A neve caiu de forma intermitente e chegou a se acumular levemente sobre telhados, vegetação e veículos. Moradores e turistas registraram o momento, e técnicos do Inmet divulgaram imagens feitas na estação meteorológica do município gaúcho.
Embora rara no Brasil, a ocorrência de neve costuma se concentrar em áreas de maior altitude da Serra Gaúcha e Catarinense, especialmente durante episódios de avanço de massas polares mais intensas.
Desde o início da semana, o Inmet já alertava para o declínio acentuado das temperaturas e possibilidade de neve nas regiões serranas dos dois estados.
Na manhã desta quinta, outras cidades da Serra do Rio Grande do Sul também registraram temperaturas próximas de 0°C. Em Vacaria, a mínima foi de 1,9°C, enquanto Cambará do Sul marcou 2,1°C.
A previsão indica frio ainda mais rigoroso nesta sexta-feira (30), com mínimas entre 1°C e -5°C. A queda nas temperaturas deve provocar geada ampla em todo o Sul do país, com possibilidade do fenômeno também em áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Goiás, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: