desktop_noticias_topo

Gripe aviária: foco no RS está contido, afirma ministro

“O principal ponto foi a capacidade do bloqueio imediato, evitando novos casos letais no país” — Carlos Fávaro, ministro da Agricultura

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (27), durante audiência no Senado, que o foco de gripe aviária identificado em Montenegro (RS) está oficialmente contido.

Segundo ele, passados 15 dias do aparecimento do foco e cinco dias úteis após a desinfecção da granja afetada, não há novos registros. “Eu posso assegurar com tranquilidade que o foco de Montenegro está contido”, afirmou.

No raio de 10 km ao redor da granja, foram vistoriados 540 estabelecimentos, incluindo duas outras propriedades de avicultura comercial — uma ainda segue sob investigação.

O Brasil deverá anunciar oficialmente, em cerca de 20 dias, a condição de país livre de gripe aviária, cumprido o prazo sanitário de 28 dias após o último caso. Esse anúncio é esperado para destravar exportações suspensas por 24 países, dos quais 13 restringiram especificamente produtos do Rio Grande do Sul.

Fávaro ressaltou a comparação com outros grandes produtores: enquanto o Brasil precisou abater 17 mil aves no episódio, nos Estados Unidos, apenas dois dias antes, um foco semelhante levou ao abate de 700 mil aves.

A gripe aviária circula no mundo há três décadas, com registros em granjas comerciais nos últimos 19 anos. O Brasil segue como o único grande exportador mundial de carne e ovos sem presença do vírus em seus plantéis comerciais.

O consumo de carnes e ovos segue seguro, segundo o Ministério da Agricultura, desde que os alimentos sejam preparados adequadamente.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram:

https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários