
Porto Alegre – Até o final desta semana, os três estados do Sul do país estarão em estado de atenção devido à chegada de uma frente fria e de uma intensa massa de ar polar, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As áreas de instabilidade começam a atuar já nesta segunda-feira (26), trazendo chuvas fortes e possibilidade de granizo em várias regiões do Rio Grande do Sul. Na terça-feira (27), o avanço do sistema deve provocar tempestades severas especialmente na Região da Campanha e no noroeste gaúcho.
Os volumes de chuva seguirão elevados nos próximos dias, atingindo o centro-sul do estado e a Região Metropolitana de Porto Alegre até a quinta-feira (29).
Temperaturas em queda e onda de frio
Na quarta-feira (28), uma massa de ar frio vinda do oeste começa a derrubar as temperaturas nos três estados do Sul, trazendo uma forte onda de frio com mínimas próximas de zero grau. Segundo a previsão, na sexta-feira (30), a geada deverá ser ampla e intensa, principalmente na serra e no norte do Rio Grande do Sul, bem como em áreas de Santa Catarina e Paraná.
O avanço do ar frio também provocará queda acentuada de temperatura em outras regiões do país, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Em Cuiabá (MT), a temperatura máxima prevista deve despencar de 34°C, na terça-feira (27), para 21°C, na quinta-feira (29). Este será o primeiro episódio de friagem de 2025 no Norte do Brasil.
Possibilidade de neve no Sul
Entre o final da quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29), há previsão de neve em pontos isolados da serra gaúcha, da serra catarinense, no Planalto Norte de Santa Catarina e até no sul do Paraná, onde a chance do fenômeno será maior.
Segundo o Inmet, para a ocorrência de neve são necessárias temperaturas mínimas entre 2°C e -2°C, aliadas à umidade e condições específicas de resfriamento.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: