desktop_noticias_topo

Santa Catarina descarta suspeita de gripe aviária em granja comercial

O Ministério da Agricultura descartou, nesta segunda-feira (26), a suspeita de gripe aviária em uma granja comercial em Ipumirim, no oeste catarinense. O caso vinha sendo investigado há uma semana e o resultado negativo foi confirmado às 8h30 na plataforma oficial de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves.

A confirmação tranquiliza produtores e autoridades, já que Santa Catarina é o segundo maior produtor de aves do Brasil e a suspeita envolvia uma granja de pintinhos com apenas cinco dias de vida.

Atualmente, o país conta com 12 investigações em andamento sobre possíveis casos de influenza aviária (H5N1). Dessas, apenas uma ocorre em planta comercial — um abatedouro em Aguiarnópolis, no Tocantins. As demais envolvem criações de subsistência (no RS, BA, CE e PA) e aves silvestres (em RS, RJ, MG, BA e CE).

Desde maio de 2023, o Brasil já realizou mais de 2.500 investigações. Até agora, foram confirmados 164 casos em animais silvestres (principalmente aves e alguns leões-marinhos), três focos em criações domésticas e um único caso em produção comercial: em Montenegro (RS), em um matrizeiro de aves.

O Ministério reforça que a influenza aviária de alta patogenicidade é de notificação obrigatória. Produtores, técnicos e prestadores de serviços devem comunicar imediatamente qualquer suspeita ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram:

https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários