Frente fria deve provocar friagem intensa, geada e risco de neve em regiões produtoras


Entre os dias 27 e 28 de maio (terça e quarta-feira), uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e parte do Centro-Oeste, provocando mudanças climáticas significativas que devem impactar diretamente o setor agropecuário. O encontro de massas de ar quente e frio trará temporais localizados no Sul e em áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Além das chuvas, a entrada de uma massa de ar polar deve derrubar as temperaturas de forma acentuada, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há previsão de geadas amplas e, pontualmente, possibilidade de neve nas regiões serranas gaúcha e catarinense na quinta-feira (29).
A friagem deve ser a mais intensa do ano até o momento na região Norte, com o ar frio chegando até Rondônia, Acre e o sul/sudoeste do Amazonas — fenômeno que exige atenção de produtores nessas áreas para manejo de culturas sensíveis e proteção de rebanhos.
As mínimas podem chegar a -5°C em pontos do Sul do país, com risco de geada também no sul de Mato Grosso do Sul. Já em São Paulo e no sul do Rio de Janeiro, a tendência é de queda nas temperaturas a partir de quinta.
Produtores devem estar atentos para proteger lavouras e animais, principalmente em regiões com culturas de inverno em desenvolvimento ou pastagens sensíveis ao frio extremo.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: