
Uma frente fria que avança pelo oceano, vinda do Sul do país, deve provocar chuvas volumosas nesta quinta-feira (22) nos litorais do Paraná, de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas regiões estão sob aviso laranja, que indica perigo, com previsão de volumes que podem atingir até 100 milímetros.
No litoral fluminense, a instabilidade deve se intensificar especialmente durante a madrugada desta sexta-feira (23). A previsão de chuva se estende ao longo do dia e alcança outras áreas dos estados citados, além de Santa Catarina, incluindo a Grande Florianópolis, e as capitais Curitiba e São Paulo. Nesses locais, no entanto, o grau de severidade é menor, classificado como aviso amarelo, de perigo potencial, com acumulados variando entre 30 mm e 50 mm.
No Nordeste, o litoral de Sergipe, Alagoas e Pernambuco também deve enfrentar chuvas fortes nesta quinta-feira, com volumes de até 50 mm, acompanhados por rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h. A água quente do oceano tem contribuído para a intensificação das chuvas na região nos últimos dias.
No Norte do país, são esperados acumulados expressivos em áreas da faixa equatorial, com destaque para as capitais Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Macapá (AP), onde os volumes devem variar entre 30 mm e 50 mm. Parte do Maranhão também segue com chuvas persistentes. Até as 8h desta quinta-feira, os maiores registros de chuva no país, de acordo com dados do Inmet, ocorreram nas cidades maranhenses de Caxias (74,4 mm) e Chapadinha (54,2 mm).
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: