desktop_noticias_topo

Gripe aviária: mais países suspendem compra de frango brasileiro

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) atualizou nesta quarta-feira (21) a relação de países que impuseram restrições à carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no país.

As Filipinas e a Jordânia foram os mais recentes a suspender completamente as importações do produto brasileiro. Com isso, sobe para mais de 30 o número de mercados que já adotaram algum tipo de limitação às compras de carne de frango do Brasil.

Singapura, por sua vez, restringiu apenas as importações originadas de um raio de 10 quilômetros a partir do foco, o que, na prática, não representa embargo às exportações brasileiras.

Confira a situação atual:

Exportações suspensas totalmente: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática (Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia), Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia.

Exportações suspensas somente do RS: Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.

Exportações suspensas somente do município de Montenegro (RS): Japão e Arábia Saudita.

O primeiro caso da doença em produção comercial foi confirmado em Montenegro (RS). Agora, o MAPA também confirmou um segundo foco: cisnes silvestres infectados em Sapucaia do Sul (RS), a cerca de 60 km do foco inicial.

Além disso, há oito investigações em andamento, incluindo dois casos em granjas comerciais e outros em criações de subsistência e aves silvestres:

  • Granja comercial: Aguiarnópolis (TO), Ipumirim (SC)
  • Criação doméstica: Salitre (CE), Triunfo (RS), Eldorado do Carajás (PA)
  • Aves silvestres: Derrubada (RS), Gaurama (RS), Garopaba (SC)

Apesar das medidas adotadas por outros países, o Ministério reforça que o Brasil mantém controle rigoroso sobre os focos e que o consumo de carne de frango segue seguro.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram:

https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários