desktop_noticias_topo

Safra forte puxa alta do PIB e agro lidera crescimento da economia

A força do campo mais uma vez sustenta a economia nacional. A Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda, revisou para cima a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025: de 2,3% para 2,4%. O principal responsável por esse avanço é o bom desempenho da agropecuária, especialmente com as safras de soja, milho e arroz.

Segundo o Boletim Macrofiscal, divulgado na segunda-feira (19), a estimativa de crescimento do PIB do setor agropecuário foi elevada de 6% para 6,3%, puxada pelo aumento nas previsões de produção dessas culturas. A soja, em particular, tem se mostrado um dos pilares da balança comercial e da economia nacional.

O boletim também ajustou a previsão de crescimento da economia no primeiro trimestre de 2025, de 1,5% para 1,6%. O resultado oficial será divulgado em junho. Ainda assim, a SPE projeta uma desaceleração no segundo semestre, diante de fatores como juros altos e instabilidade no cenário internacional.

Na indústria, a projeção foi mantida em 2,2%, e o setor de serviços teve leve melhora, passando de 1,9% para 2%.

Inflação segue acima da meta

A previsão de inflação pelo IPCA também foi revisada: subiu de 4,9% para 5%. O índice segue acima do teto da meta de 4,5%, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. A expectativa é que a inflação só comece a cair de forma mais consistente a partir de setembro.

Para 2026, o governo manteve a projeção de crescimento do PIB em 2,5%, e elevou a previsão de inflação de 3,5% para 3,6%.

Expectativa no campo

A revisão positiva para o agro reforça o papel do setor como motor da economia. Com o avanço das tecnologias no campo, a recuperação de áreas produtivas e a boa gestão da safra, o Brasil mantém sua posição de liderança na produção mundial de grãos.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram:

https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários