desktop_noticias_topo

CPI convoca liderança histórica do MST para depor no colegiado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, colegiado que pretende colocar uma "lupa" nas ações do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, uma "braço" social do PT, aprovou, nesta terça-feira (20), requerimento que convoca João Pedro Stédile, liderança histórica do grupo a depor no comitê.

José Rainha, outro líder de invasores, que já fez parte do MST, mas, hoje, dirige a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), e, até pouco tempo atrás, estava preso acusado de estelionato contra produtores rurais, também será chamado. Porém, os dois ainda estão com as datas indefinidas.

Tanto Stédile, que fez viagem internacional com Lula (PT) para a China recentemente, quanto Rainha, são amigos de longa data do atual presidente que, em campanha eleitoral de 2022, chegou a afirmar que os grupos teriam "protagonismo" em seu novo governo.

O MST já foi investigado em quatro comissões. A primeira foi instalada entre 2003 e 2005. Porém, desta vez, os parlamentares querem descobrir de onde vêm os recursos que bancam as ofensivas milionárias a propriedades privadas de todo o Brasil. 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, que é ex-governador da Bahia, estado que não tem prestado apoio aos agricultores cujas terras têm sido invadidas desde o início do terceiro mandato de Lula, teve o requerimento de convocação retirado de pauta.

Os parlamentares também convidaram o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Oliveira, para esclarecer por que a instituição usou helicóptero durante uma ação do MST no Paraná, em 7 de junho, que semeou quatro toneladas de sementes da palmeira juçara numa área de 67 hectares onde vive uma comunidade do movimento.

Além deles, Marco Antônio Baratto Ribeiro da Silva, integrante do MST, e a presidente da Embrapa, Silvia Maria Fonseca, e a chefe-geral da Embrapa Semiárido de Petrolina (PE), Maria Auxiliadora Coêlho de Lima, cuja propriedade da empresa foi invadida pelos sem-terra em abril deste ano, também receberam convites.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline 

Mostrar comentários