Chuvas persistem no Norte e Nordeste e exigem atenção do produtor rural


A atuação conjunta do calor e da umidade deve manter o tempo instável sobre grande parte da região Norte nesta terça-feira (13). Há risco de pancadas fortes e volumosas, especialmente em áreas produtoras de Roraima, no noroeste do Pará e na faixa norte do Amapá. Nessas localidades, o volume de chuva pode atingir até 100 milímetros entre a tarde de hoje e a quarta-feira (14), com possibilidade de ventos fortes, que podem chegar aos 100 km/h.
Produtores dessas regiões devem estar atentos às condições climáticas adversas, que podem afetar tanto o manejo quanto a logística de escoamento da produção agrícola e de insumos.
No Nordeste, o destaque vai para o litoral sul da Bahia e a região metropolitana de Salvador, onde há previsão de chuvas intensas também nesta terça-feira, com continuidade ao longo da quarta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de “perigo potencial” para essas áreas, com acumulados de até 50 mm em 24 horas.
As chuvas constantes registradas nas últimas semanas no sul baiano e no Recôncavo têm sido causadas pelo transporte de umidade do oceano em direção ao continente, somado à influência de cavados atmosféricos próximos à costa. A persistência desse padrão pode trazer impactos para o preparo do solo, colheitas em andamento e atividades pecuárias.
O produtor deve monitorar os avisos meteorológicos e, se possível, ajustar o calendário de atividades para reduzir riscos e prejuízos.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: