INMET emite alerta para áreas da Amazônia e do sul da Bahia; ventos podem chegar a 60 km/h


O avanço de uma frente de calor e umidade deve provocar chuvas fortes em diversas áreas da Região Norte nesta segunda-feira (12), conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Produtores rurais do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará – incluindo a Ilha do Marajó – devem redobrar a atenção.
As previsões indicam volumes entre 30 e 50 milímetros, com rajadas de vento que podem alcançar 60 km/h. O Inmet emitiu aviso de perigo potencial (grau amarelo) para essas áreas. As instabilidades devem se intensificar no decorrer da tarde e da noite desta segunda-feira, com persistência durante a madrugada da terça (13).
Até as 8h de hoje, Macapá e Porto Grande (AP) registraram os maiores volumes do país: 38,2 mm e 36,8 mm, respectivamente. Segundo o Inmet, esse tipo de precipitação é comum nesta época do ano, mas pode impactar o escoamento da produção e o planejamento de plantio e colheita.
Alerta também no sul da Bahia
O sul da Bahia, que já enfrenta um período de instabilidade prolongada, também segue em estado de atenção. Há previsão de acumulado de até 50 mm nesta segunda-feira, com risco de alagamentos e prejuízos em áreas de pastagem e lavouras em colheita.
As chuvas devem se estender ainda ao litoral do Espírito Santo. No decorrer da semana, a previsão é de que o tempo instável se mantenha em partes do leste nordestino, com maior intensidade no Rio Grande do Norte.
Produtores devem monitorar atualizações meteorológicas e evitar operações de campo em horários de pico de chuva.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: