Mercado da Soja em Alta: Dólar e Demanda Externa Impulsionam Preços no Brasil


A valorização do dólar frente ao real e a crescente demanda internacional têm elevado os preços da soja no mercado brasileiro. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esses fatores resultaram em aumentos significativos nas cotações da oleaginosa, especialmente no mercado spot, com destaque para o óleo de soja, que atingiu a maior média do ano em termos reais na parcial de junho.
A disputa acirrada entre indústrias alimentícias e de biocombustíveis, aliada à maior demanda externa, elevou os prêmios de exportação do óleo de soja no Brasil, retornando aos patamares de junho de 2022. Paralelamente, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma produção nacional de soja de 147,35 milhões de toneladas, 4,7% inferior à da temporada anterior. As exportações também devem ser menores, projetadas em 92,43 milhões de toneladas, 9,3% abaixo da temporada passada.
Esse cenário reforça a importância de estratégias de comercialização eficientes por parte dos produtores, visando aproveitar os momentos de alta no mercado e mitigar os impactos das oscilações cambiais e da demanda internacional.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: