Chuvas avançam para o interior do Nordeste e beneficiam áreas agrícolas do MATOPIBA


As chuvas que vêm atingindo o sul da Bahia nos últimos dias devem avançar, a partir da madrugada desta sexta-feira (11), para o interior do Nordeste. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta volumes mais expressivos nas regiões que compõem o MATOPIBA — sigla para Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia —, importante fronteira agrícola do país.
Segundo a meteorologista Morgana Almeida, o avanço das chuvas está relacionado à passagem de um sistema frontal no oceano, que altera o padrão atmosférico e eleva os índices de umidade sobre a região. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também atuará com maior intensidade, especialmente sobre Maranhão, Piauí e Ceará, provocando precipitações mais fortes na faixa norte e leste do Nordeste.
Na Bahia e no litoral de Sergipe, a previsão ainda requer atenção. As chuvas devem persistir ao longo do fim de semana, com maior incidência no centro-sul baiano, incluindo o Recôncavo e a capital, Salvador.
Alívio para o campo
A chegada das chuvas é vista com otimismo por produtores rurais da região, após um verão marcado por déficit hídrico. No MATOPIBA, a precipitação deve beneficiar cultivos de algodão e o plantio da segunda safra de milho no Tocantins e Maranhão.
De acordo com a agrometeorologista do Inmet, Lucietta Martorano, no Maranhão, lavouras de milho estão em fase de floração, enquanto o algodão entra no estágio de formação das maçãs — períodos sensíveis à disponibilidade de água.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também destaca que áreas do sudoeste do Piauí e oeste da Bahia permanecem sob restrição hídrica, e as chuvas previstas devem trazer alívio e favorecer o desenvolvimento das culturas.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: