Gripe aviária: Mapa prorroga estado de emergência zoossanitária por mais 180 dias


O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prorrogou por mais 180 dias o estado de emergência zoossanitária em todo o Brasil devido à presença do vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres. A medida foi oficializada pela Portaria nº 784, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (7).
A decisão tem caráter preventivo e garante agilidade na atuação do Ministério para erradicar possíveis focos da doença, além de permitir a liberação de recursos federais e a articulação com governos estaduais, municipais e entidades privadas.
No fim de março, o Mapa já havia publicado a Portaria nº 782, que suspende exposições, feiras, torneios e eventos com aglomeração de aves. Essas atividades só poderão ser retomadas com autorização expressa do Serviço Veterinário Estadual, após avaliação epidemiológica e aprovação de um plano de biosseguridade.
Desde o primeiro caso registrado em 15 de maio de 2023, foram confirmados 166 focos de gripe aviária no país, sendo 163 em aves silvestres e 3 em criações de subsistência. Até agora, não há registros da doença em plantéis comerciais, o que mantém o status sanitário do Brasil como país livre de influenza aviária, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Esse status é essencial para a manutenção das exportações de produtos avícolas brasileiros, reconhecidos mundialmente pela sua qualidade e segurança sanitária.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: