desktop_noticias_topo

Chuvas intensas atingem diversas regiões do país nesta quarta-feira

A quarta-feira (9) será marcada por fortes chuvas em diferentes regiões do país, impulsionadas pela combinação entre calor e alta umidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para diversas áreas, destacando a possibilidade de temporais com grande volume de água e ventos intensos.

No Norte, os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e o sudoeste do Pará estão sob aviso laranja, que representa perigo. Nessas regiões, há previsão de acumulados de chuva que podem chegar a 100 milímetros, acompanhados por rajadas de vento que podem atingir até 100 km/h entre a tarde e a noite de hoje. O sul do Mato Grosso e o sul do Mato Grosso do Sul também estão incluídos no alerta.

No litoral norte do país, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém em atenção áreas entre o Amapá e o oeste do Ceará. Nestes locais, os volumes de chuva também podem alcançar os 100 milímetros ao longo das próximas 24 horas.

Já na Região Sul, o destaque fica para o sul de Santa Catarina, a serra gaúcha e a região metropolitana de Porto Alegre, que também apresentam risco de chuva volumosa. Os acumulados variam entre 50 mm e 100 mm, com a possibilidade de o cenário se prolongar até quinta-feira (10), conforme o Inmet.

Além dessas regiões, pancadas isoladas estão previstas em outras partes do Brasil, como Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, influenciadas pela alta umidade atmosférica.

No Sudeste, as chuvas são reforçadas pela presença de uma área de baixa pressão. O Inmet publicou aviso amarelo, indicando perigo potencial, para a faixa leste de São Paulo — incluindo o litoral, a Região Metropolitana, o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira — além da Zona da Mata, o sul de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo. Nestes locais, há risco de tempestades com volumes entre 30 mm e 50 mm, ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo.

A população deve ficar atenta aos avisos meteorológicos e adotar medidas de precaução diante da possibilidade de alagamentos, deslizamentos e outros transtornos provocados pelo mau tempo.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram:

https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários